Trilha

São os cursos voltados ao ensino de Gestão Pública:


Tem por objetivo recepcionar os novos servidores, facilitando sua adaptação, entendimento quanto ao funcionamento e filosofia da Administração. Fazer reflexões do seu papel enquanto servidor e do serviço público, como suas ações afetam a imagem própria e da instituição. Fazer com que tenham boa recordação do primeiro dia de trabalho, especialmente quanto aos seus futuros colegas de trabalho. Despertar nos novos servidores o sentimento de pertencimento à organização.

Carga: 04 horas.

Público: Servidor Ingressante.


Propiciar aos participantes uma reflexão sobre as principais competências exigidas no serviço público e ampliar a visão sobre o sistema Prefeitura. Trata-se de um período de fundamental importância na carreira do servidor, visto que se encontra em Estágio Probatório, ou seja, em período de adaptação. É nessa fase que passa a ter contato com a complexidade da Administração Pública e necessita compreender as competências que serão exigidas enquanto servidor.

Temas Abordados: Ética; Relacionamento Interpessoal; Comunicação; Estatuto; Qualidade de Vida; Atendimento ao Público e Planejamento; Orçamento; Licitação.

Carga: 20 horas.

Público: Servidor com tempo de serviço entre 06 meses e 03 anos.


Propiciar aos servidores, a ampliação dos conhecimentos relativos à Administração Pública Municipal, proporcionando uma visão sistêmica e ampliada da Organização e suas especificidades. Apresentar novas técnicas e ferramentas, visando à melhoria da Qualidade e Inovação no ambiente de trabalho. Possibilitar a reflexão, a auto e hetero percepção, quanto a importância e o papel profissional do servidor municipal no desenvolvimento da cidade, de forma ética e inovadora. Incentivar a troca de experiências entre Instrutor e participante, ou seja, entre diferentes gerações, visando fomentar o processo de Gestão do Conhecimento na Prefeitura de Sorocaba.

Temas Abordados: História de Sorocaba; Políticas Públicas e Governança; Projetos; Licitação; Finanças; Carreira e Desenvolvimento; Gestão de Pessoas; Comunicação e Expressão; Separação Orgânica do Poder; Qualidade e Ética.

Carga: 76 horas.

Público: Estatutário- Servidor estável e com tempo de serviço entre 3-5 anos. Celetista- Funcionário com tempo de serviço entre 3-5 anos. Comissionados.


Propiciar aos servidores, a ampliação dos conhecimentos relativos à Administração Pública Municipal, proporcionando uma visão sistêmica e ampliada da Organização e suas especificidades. Apresentar novas técnicas e ferramentas, visando à melhoria da Qualidade e Inovação no ambiente de trabalho. Possibilitar a reflexão, a auto e hetero percepção, quanto a importância e o papel profissional do servidor municipal no desenvolvimento da cidade, de forma ética e inovadora. Incentivar a troca de experiências entre Instrutor e participante, ou seja, entre diferentes gerações, visando fomentar o processo de Gestão do Conhecimento na Prefeitura de Sorocaba.

Temas Abordados: Divisão Espacial do Poder; Projetos; Licitação; Finanças; Ética; Carreira e Desenvolvimento; Gestão de Pessoas; Comunicação e Expressão; Separação Orgânica do Poder; Políticas Públicas e Governança; Qualidade e Inovação / Agenda 2030 – ONU.

Carga: 44 horas.

Público: Servidor que não participou do FAP. Estatutário – Servidor estável e com tempo de serviço ACIMA de 5 anos. Celetista – Funcionário com tempo de serviço ACIMA de 5 anos. Comissionados.


Propiciar ao servidor próximo ao período de aposentadoria, a reflexão sobre sua carreira, e a possibilidade de escolhas que o novo ciclo lhe trará , sem deixar de lado seu comprometimento, mas, identificando sua trajetória, seus pontos fortes, limitações e a renovação de desafios na direção de um projeto de vida pessoal e profissional.

Temas Abordados: Procedimentos para solicitação da Aposentadoria; Esclarecimentos sobre condições legais para aposentadoria; O sentido do sonho X planejamento; Ciclos de desenvolvimento; Qualidade de vida; A Construção de Desafios; A importância da prática de atividades físicas; Equilíbrio; Promoção de saúde física e psíquica; Associação dos Aposentados; Universidade da Terceira Idade/ UNISO; Saúde financeira; Múltiplos saberes, em diferentes afazeres; Construção de escolhas; Relações de pertencimento, vínculos e promoção de afeto; Finalização de ciclos.

Carga: 27 horas.

Público: Servidor com até 02 anos para efetivação da aposentadoria.